segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Corrida de Toros


Plaza de Toros - Ventas








A preparação




Olé!





Touro com "las banderas"






É melhor correr!







Lua no ceu das 8 horas








Golpe final








Para onde levam os touros mortos











Rastro de sangue







Eu, Hugh (Australia), Jorrit (Holanda) e Jack (Taiwan)










Bom, esse fim de semana foi, no mínimo, diferente. Como foi meu último fim de semana com os meninos que vão para Portugal próxima sexta, decidimos ir a uma Corrida de Toros (Tourada). O que vimos na verdade se chama Novillada, porque os touros são mais novinhos e os toureiros (ou matadores) são jovens e estão começando sua carreira. Mas nem por isso é deixa de ser um evento prestigiado ou violento. Em setembro, vão poucos turistas e a arena estava bem vazia o que nos fez conseguir assentos "ótimos" (na sombra e muuito perto) a 10euros. Digo ótimo entre aspas porque primeiro que corríamos o risco de sermos atingidos pelo touro se ele resolvesse saltar as baias e segundo que de onde estávamos podíamos sentir o cheiro forte e ouvir os pobres dos touros.
Nas Novilladas, são 3 matadores com 3 ajudantes cada e 6 touros. Ou seja, vimos a tortura se repetir 6 vezes. Nas primeiras, eu fiquei super chocada. Depois comecei a torcer para algum touro dar uma em algum matador. Na última, não via a hora do bichinho morrer logo para ir embora. São quase 4 horas de matança! Nem eu, nem os meninos aguentávamos mais.
Fui porque é uma tradição e vir a España sem ir a uma tourada é o mesmo que ir ao Rio e não ver o Cristo. Mas valeu a experiência e a companhia dos meninos, além de me fazer curiosidade e pesquisar um pouco sobre esse costume espanhol. No passado, o toureiro era um homem de prestígio e muito admirado pela sua valentia e coragem de lidar com as feras. Era o homem que toda mulher queria e que todos os outros homens invejavam. Na arena, não pode demonstrar medo. Isso se podia ver domingo. Os matadores chegam a ser ridículos de tanta coragem e audácia que tentam mostrar. Pode acontecer de o touro não ser morto (o que infelizmente não aconteceu ontem) se a plateia achar que ele é valente e forte.
Depois, a carne é vendida para restaurantes chiques e açougues.
O mais engraçado foi depois da Corrida, todos comendo sanduiche vegetariano! Ninguem se atreveu a comer carne! hehehe
É isso, essa semana não devo escrever muito primeiro porque não vou fazer muito e segundo que tenho que preparar tudo para a segunda parte da viagem: Londres.
Um beijo


























































2 comentários:

Lê disse...

Lindas as fotos dos lugares ^^ mas muito triste essa questão da tourada mesmo...
saudade de tu chiquita!
Um grande beijo =)

Bruna Calazans disse...

o.O
eu achava q eles não matavam maiis os touros. . .
e eu q fui à españa e não vii tourada... morri de inveja aki!

saudadess nega
=***